sábado, 31 de março de 2012

PASSEIO NA MATA DOIS IRMÃOS PARA CONHECER A BIRIBA

No dia 24/09/2012, o Centro de Cultura Capoeira Kizomba realizou um passeio pela mata Dois Irmãos, no bairro da Guabiraba, Recife-PE, para os alunos conhecerem a biriba, madeira utilizada para fabricar berimbaus. O passeio contou com a participação dos alunos do Colégio Conçeição, do Projeto Ser Marista e também alunos da cidade do Limoeiro-PE.
 A exploração foi organizada pelo Instrutor Pinga Fogo, Presidente do Grupo Kizomba e contou com a participação dos capoeiristas Enrolado e Denise, ambos do grupo Capoeira Quilombo de Catutá, e Dividido do grupo Nova Geração de Angola, que serviram como guias.

BIRIBA - Eschweilera ovata

Também conhecida como biriba-branca, biribá-branco, imbiriba, embiriba, matamatá, matamatá-preto, sapucaia-mirim. É muito comum no Nordeste, mas ocorre também nas regiões Norte, Cento-oeste e Sudeste. Madeira flexível e resistente que suporta o arqueamento e pressão sem ceder muito é a madeira preferida para a fabricação de berimbau.

Obs.: outras madeiras são citadas como utilizadas para a fabricação de berimbau como: biriba-cabeluda, biriba-roxa, pau-pereira/guatambu.



Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a maneira correta de se cortar a biriba, cujo corte deve se feito na diagonal, à um palmo do solo. Dessa forma a planta poderá crescer novamente. Também foram orientados de que uma biriba reta, se torna um berimbau esteticamente mais bonito. Esse cuidado é de fundamental importância, já que muitas vezes a biriba é retirada e desprezada por apresentar sinuosidades. 

O passeio seguiu com cantigas de capoeira e uma parada para uma roda improvisada na mata...


Por fim, o dia terminou com uma roda com axé.




 Da esquerda para a direita - Aguachados: Acadêmico, Geovane,Joice, Bruno, Marcela e Fabiano; Em pé: Dividido, Denise, Enrolado, Faísca, Pinga Fogo, Roberto e Érick.

DOWNLOAD DAS FOTOS: 



AXÉ KIZOMBA!!!






Um comentário:

Rodrigo disse...

É eu aprende jogar capoeira com eles (faisca), e (pinga fogo) otimas pessoas, ass: ( rodrigo ) fis aula no ceep, e um dia quero ter a honra de jogar com vcs de novo.